sexta-feira, 23 de julho de 2010

Novo líder sul-americano de jovens planeja evangelismo via web



Brasília, DF … [ASN] Durante a Assembleia Mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Atlanta, nos Estados Unidos, de 23 de junho a 3 de julho, houve a nomeação da administração e dos líderes da Divisão Sul-Americana, com sede em Brasília. Na área de Ministério Jovem, o pastor paranaense Areli Barbosa, 45 anos de idade, anteriormente líder de Ministério Jovem da Igreja Adventista na Região Sul do Brasil, assume a área para oito países da América do Sul. A Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN) entrevistou o novo líder a respeito do que pretende realizar à frente deste ministério nos próximos anos.


ASN - Quais suas expectativas para o Ministério Jovem da IASD na América do Sul?

Pr. Areli Barbosa - O Ministério Jovem é uma área muito importante da igreja, porque lida diretamente com o bem mais precioso das famílias, os filhos. Este ministério tem a responsabilidade de direcionar e apoiar a juventude nos seus mais variados desafios. Nossa igreja tem a responsabilidade profética da pregação do evangelho a este mundo e isto nos torna diretamente responsáveis em levar o evangelho a todo mundo. A grande expectativa que tenho é ver a moçada seguindo princípios, entendendo a responsabilidade e se envolvendo nos negócios da igreja para que possamos ver Jesus voltar logo.

ASN – Como tornar a Igreja Adventista relevante para os jovens adventistas em meio a tantas outras atrações diante deles na sociedade atual?

Pr. Areli – A igreja tem a mercadoria mais fascinante que é a “esperança”. Nossa missão é mostrar aos jovens que eles são a igreja e que precisam estar envolvidos. A relevância surge quando dou importância a todo este processo. Precisamos dar o toque jovem e envolvê-los e certamente eles vibram e participam. Foi assim que nasceu o projeto Vida por Vidas, doação de medula, Bom de Bíblia, Projeto Calebe e iremos dar continuidade e com certeza serão lançados novos projetos. Já posso adiantar um: evangelismo via Web. Uma noite, todos os jovens da America do Sul com um mesmo objetivo que é a pregação do evangelho pela internet. Aguarde, pois “este é o colorido jovem”. Sem dúvida que o mundo continuará sendo atrativo e nunca devemos tentar concorrer com ele por que se fizermos isto estaremos dizendo que o mundo está certo e isto não é verdade. O que devemos fazer é mostrar que existem coisas que dão prazer, proporcionam aventura e se tornarão inesquecíveis. Por exemplo, o Calebe.
Neste projeto, o jovem doa suas férias, viaja com amigos, tem aventura, participa de uma experiência inesquecível e, contudo, isto tem sua fé fortalecida. O jovem que participa de um projeto como Calebe vê que a igreja é relevante.

ASN – Alguns jovens se queixam da falta de oportunidade de participação em importantes projetos e frentes da Igreja. Como reverter este quadro?

Pr. Areli – Não tem outra forma a não ser se envolver. O jovem tem de ir buscar seu espaço e sabe como? Em primeiro deve ser um membro fiel da igreja e que viva os princípios, depois deve cumprir o que diz a Bíblia, “tudo que te vier à mão para fazer, faze conforme as tuas forças” – Eclesiastes 9:10. Ao fazer da melhor forma, as oportunidades irão se abrir. Os pequenos trabalhos são os mais importantes e, se são feitos com dedicação, tem sempre alguém que vê. Foi assim que Davi se tornou rei de Israel, mas antes ele foi pastor de ovelhas. Não se esqueça que Deus está atento a tudo e que irá honrar aquele que for fiel. Esta obra começou com jovens em sua liderança e certamente no seu termino teremos lideres jovens.

ASN - Quais os projetos para desbravadores e aventureiros, importantes áreas que trabalham com jovens, adolescentes e crianças?

Pr. Areli - Os clubes de desbravadores e aventureiros são áreas que prestam um trabalho fantástico para a igreja, contanto são áreas bem diferentes se tornam unidas em muitos aspectos. Nestes próximos cinco anos, teremos muitos camporis em uniões e campos (associações e missões). Entretanto, não podemos esquecer que os principais objetivos destas áreas é promover a missão da igreja e isto é feito de forma pratica com a classe bíblica, o envolvimento nos projetos sociais como campanhas de limpeza em praças. Mas o clube deve existir para promover, também, a reverência nos cultos e eventos da igreja, uma vida com princípios de respeito aos lideres, pais e pastores. Outra coisa que não pode ser esquecida é a programação de classes regulares e avançadas. Estes programas são organizadores das rotinas do clube de desbravadores, e os lideres que seguem sistematicamente conduzem os seus desbravadores à investidura de acordo com a idade e classe.

ASN - E na área do Ministério da Música, quais os objetivos para os próximos anos? Como lidar com esta área que está sujeita a gostos pessoais, culturas, etc?

Pr. Areli - Estas áreas talvez tenha se tornado um dos grandes desafios da igreja por causa dos extremos. Sem dúvida, temos de ter uma visão moderada e centrada. Mas como chegar a isto? Já há alguns anos que a igreja mundial e sul-americana divulgou um novo documento para dar rumo a esta área. Este documento tem o objetivo de levar a igreja a ter mais equilíbrio. É o que dizem, também, os escritos de Ellen White. “Diante dessa realidade, aqueles que produzem, selecionam ou executam a música usada na igreja, necessitam de muita comunhão, sabedoria, orientação e apoio. Precisam ter a visão da grandeza do ministério que têm em suas mãos, bem como o máximo cuidado ao fazerem suas escolhas. “Não é suficiente conhecer os rudimentos do canto; porém, aliado ao conhecimento, deve haver tal ligação com o Céu que os anjos possam cantar através de nós.” – Manuscrito de maio de 1874”. Um dos objetivos é trabalhar com informação em cursos para esta finalidade.

[Equipe ASN, Felipe Lemos]

0 comentários:

Postar um comentário

d